Die Kellnerbörse

Padrão

Mais uma curiosidade: essa me chamou a atenção desde que cheguei lá, e sempre, todas as vezes que fui servida por um garçom ou uma garçonete, fosse num bar ou num café, gostava de observá-los com suas bolsinhas.

Esses garçons/essas garçonetes usavam um avental preto com um bolso, onde colocavam o bloco para anotar os pedidos e uma carteira grande, com notas e moedas para fazer a cobrança da mesa.

Bom, então a gente chegava, decidia o que ia pedir, chamava o garçom/a garçonete e fazia o pedido, que ele/ela anotava nesse bloquinho. Tudo com rapidez e destreza.

Terminada a refeição/o lanche/o happy hour, íamos pagar. Primeira pergunta do garçom/da garçonete: “Zusammen oder getrennt”? Geralmente, paga-se “getrennt”, exceto no caso de um convite (“Einladung”, lembram do post “Die Rechnung bitte!”?).

Bom, decidida a opção, ele/ela passava a somar os valores dos pratos e das bebidas, fazendo a conta na hora no bloquinho. Que ninjas! Calculavam rapidinho! A gente pagava, ele/ela cobravam ali mesmo, usando a carteira (igualzinha a essa aí da foto!).

 

tasche einer kellnerin   kellnerbörse

Kellnerin

Sobre frausantana

Professora de alemão há mais de 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

Uma resposta »

  1. Olá Frau Santana, boa noite. Descobri o seu blog através de um comentário que deixou num outro: “olga”. Fiquei curiosa. Gostei de andar por aqui. Sou portuguesa, não conheço a Alemanha, e decidi que vou “visitá-la ” aqui, para poder saber mais um pouco. Boa semana. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário