der Mast

Padrão

Numa das muitas conversas que tivemos, Christoph (o amigo que citei no post anterior) e eu, citei meu estranhamento com relação ao comportamento dos homens nas ruas de Tübingen. Explico: desde criança eu ia e vinha pelas ruas da minha cidade, de manhã, à tarde, à noite. Andava muito mesmo, e muitas vezes tinha que passar por ruas vazias (ou quase), escuras, com pouco trânsito. Independente do período do dia era muito comum os homens passarem por mim olhando fixamente para algumas partes do corpo e falando qualquer besteira. Isso acontecia com meninas, adolescentes e mulheres. Era uma “prática” masculina, um comportamento masculino muito comum naquela época.

Então chego em Tübingen, ando pra lá e pra cá, de dia e de noite, e nada de um homem olhar pra mim ou dirigir algumas palavras de baixo calão. Me pergunto o que estaria acontecendo, o porquê de nenhum deles olhar pra mim. Não me sentia uma mulher, mas sim … um poste!

Aquele comportamento masculino tão desrespeitoso estava tão impregnado em mim que a falta dele me causou um estranhamento muito grande, a princípio, o que pode parecer, e a mim também parece, muito absurdo hoje em dia. Christoph não entendia o que eu lhe contava, era um mundo muito diferente e inimaginável para ele.

Mas esse meu estranhamento se transformou rapidamente numa libertação incomensurável, vivida a plenos pulmões enquanto vivi na Alemanha.  Que sensação maravilhosa era aquela de poder ir e vir sem medo, sem tensões, sem estar atenta o tempo todo, sem desconfiar de todo homem que se aproximava!

Uma outra questão cultural também me possibilitou uma libertação maravilhosa: essa eu conto no próximo post.

Sobre frausantana

Professora de alemão há mais de 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s