Das Klo

Padrão

E eis que a palavra Klobürste surge no meio de uma lição durante  uma aula. E eis que eu me lembro de mais uma historinha do meu tempo de Alemanha.

Logo no início, ainda em Owingen, fui convidada por uma família a ir a um clube. Não bem um clube; mais uma associação (Verein), com uma quadra de basquete, algumas salinhas, só. Nada a ver com os clubes que conheço de Jundiaí, minha cidade natal, onde éramos sócios da Esportiva.

Bom, mas o “evento” daquele dia no “clube” (na quadra, mais especificamente) era um simples Kaffee und Kuchen organizado pelas mulheres da cidade. Um evento singelo para arrecadar dinheiro para a realização de algum evento “de verdade”, digamos assim.

Num determinado momento, chegou a necessidade de ir ao banheiro. Ah, eu sabia dizer banheiro em alemão! “Entschuldigung, können Sie mir sagen, wo das Badezimmer ist?“, perguntei a um menino que passava ali perto (isso depois de tentar achar sozinha, porque eu ainda tinha muita vergonha de falar!). Bom, primeiro tratar o menino por Sie já seria digno de um comentário aqui, mas o foco é comentar sobre a palavra banheiro em alemão. Então vamos lá.

Tinha aprendido no Brasil somente a palavra Badezimmer pra banheiro, então foi essa mesma que eu usei. Tudo bem. Mas o menino me olhou com uma cara tipo “como assim, Badezimmer?”. Claro, meu objetivo não era me banhar, era só fazer o número 1! Portanto, podia ter usado a palavra Toilette. Maaasssss … o que o povo falava lá mesmo era Klo! “Darf ich aufs Klo?“. “Ich gehe mal schnell aufs Klo!“.

Agora, mais engraçado mesmo é a palavra Klobrille. “Óculos de vaso sanitário”! Que demais! =D

PS: Acredite se quiser, existe um bar em Berlim com esse nome … Klo … ah, esses alemães … sei não se eu entraria lá um dia …

Klo Kneipe

Deixe um comentário

