Überlegungen

Padrão

Já faz tanto tempo que voltei da Alemanha, da temporada de seis anos que vivi lá … e ainda hoje paro para pensar em algum momento, algum evento, qualquer coisa que tenha ocorrido nessa época. Foi um períoco tão rico, que parece causar, eternamente, reflexões de todo tipo.

Desse modo, parei algum dia aí, aliás, alguma lembrança me parou dia desses no meio da correria dos pensamentos diários. Desta vez me veio a recordação daqueles muitos brasileiros que conheci em Tübingen, e posteriormente, em Heidelberg.

Voltei no tempo, naquele tempo em que começar uma amizade era meio que automático quando se era apresentado a um conterrâneo. Um alívio encontrar alguém da sua terra! Um falante nativo de português (português do Brasil)!

Muitos eram os motivos que nos levavam a fazer amigos rapidamente entre os brasileiros, não só o motivo de poder ouvir a língua materna sem sotaque: a sensação de insegurança, a solidão, a carência, a falta de amigos e da família … tudo nos levava a buscar contato com os brasileiros.

Mas o que percebi depois de alguns anos lá, e que me voltou à mente por estes dias, em virtude de comentários na família, é que muito provavelmente eu não teria conhecido nenhum desses brasileiros no Brasil. E se tivesse, não teria tido nenhum tipo de relacionamento com eles por conta de incompatibilidade mesmo.

E a partir daí a gente pode continuar as reflexões e expandi-las para tantos outros contextos: no trabalho, na faculdade, no bairro … você já parou pra pensar nisso? Nas pessoas com as quais se relaciona mas não se relacionaria se o contexto fosse outro?

überlegen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s