Die Garderobe

Padrão

Lendo o artigo do link abaixo, me lembrei da minha surpresa quando cheguei em casas alemãs: Eine Garderobe! Eu nunca tinha ouvido essa palavra antes, muito menos conhecia “isso”!

“Die Garderobe” é um lugar na entrada das casas (na parte de dentro), onde se colocam os calçados, os casacos, cachecóis etc. Pode ser apenas uma prateleira com ganchos, uma caixa grande para os sapatos … Algumas casas que eu frequentei tinham pantufas pra gente usar, outras não. Em casas de estudantes e repúblicas ficávamos todos descalços ou de meias. Eu achava muuuuito estranho no início, mas me acostumei rapidinho, pois é uma maneira bem legal de não sujar a casa (principalmente no inverno, quando a gente chega com as botas imundas de neve, poeira, muita sujeira da rua), e nos deixa bem à vontade.

Na casa em que trabalhei (vou contar quando chegar o momento na novela da minha vida lá :)) eu tinha um sapatinho de tecido que calçava assim que chegava.

Ah, existem inúmeros tipos de Garderobe. E eles estão  presentes em outros locais também:  restaurantes, bares, teatros … mas nestes casos, não se tira o calçado, só o casaco e/ou cachecol!

garderobe

http://noticias.uol.com.br/internacional/listas/conheca-7-costumes-japoneses-que-podem-te-parecer-estranhos.htm?cmpid=fb-uolnot

Deixe um comentário

