Das Wasser

Padrão

Com todos esses problemas que estamos enfrentando com a falta de água, me lembrei de como foram as minhas experiências com a água na Alemanha. No post “Der Sprudel” já comentei sobre a água com gás, lembram? Pois é, mas há outros aspectos interessantes sobre esse tema quando se vive lá.

Depois de resolver o aspecto da sede, senti na pele (literalmente) os efeitos das águas germânicas. Naquela época a água continha muito cal (ou será calcáreo?), de modo que quase sempre saía quase branca da torneira. Pra limpar pias e banheiras era necessário comprar um produto de limpeza especial, caso contrário … não saía de jeito nenhum! Algumas pessoas tomavam água da torneira, mas eu nem me atrevia a pensar nisso! Hoje em dia sei que é seguro tomar essa água, o que aliás acaba sendo muito prático, né? É só pegar o seu copo ou a sua garrafinha e encher direto na torneira, e, ainda por cima, a água sai fresquinha!

Bom, mas voltando aos efeitos da água na pele, com o passar das semanas comecei a perceber minha pele extremamente ressecada, quase rachando. Além disso, meu cabelo, que é naturalmente encaracolado, foi ficando liso. E ainda começou a cair! Nossa, ficou com uma textura e volume muito diferentes!

O que fazer? Em primeiro lugar, tive que descobrir a causa, mas isso foi fácil durante conversas com amigos brasileiros e alemães. A partir daí, a tática era comprar shampoos e cremes hidratantes “potentes”, e evitar banhos de banheira, o que foi fácil, porque nunca curti muito. Porém, quantos aos cachos, não teve jeito: meu cabelo mudou para levemente ondulado.

Mas com relação ao uso da água, que tanto tem sido contestado, discutido e avaliado no momento, preciso dizer que na Alemanha, acho que desde sempre, não se desperdiça água de jeito nenhum (aliás, nem comida; num próximo post conto minha experiência numa casa de família onde trabalhei). Os banhos são curtos, não se lava calçada nem quintal, não se usa mangueira; na cozinha, nos banheiros, na limpeza da casa, enfim, em todo lugar a água é medida. Aprendi muito lá sobre o seu uso consciente, assim como de outras coisas como papel, por exemplo. Grande aprendizado que apliquei e aplico há muuuuitos anos!

wasser

Deixe um comentário

