Kulturelle Gewohnheiten – 6

Padrão

E os estrangeiros?

Kultur

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2010/05/estrangeiros-listam-dez-exemplos-que-o-brasil-poderia-exportar-2898352.html?utm_source=Redes+Sociais

6 – Sim, os estrangeiros são bem tratados no Brasil. E lá na Alemanha? Bom, diria que a resposta depende muito: da época, da nacionalidade do estrangeiro, da região da Alemanha, da faixa etária … enfim, é uma questão bem complexa.

Mas se eu tivesse que dar uma resposta rápida, baseada só na minha experiência, diria que vivi diversas reações dos alemães quanto à minha estada naquele país. Alguns alemães achavam muito, muito interessante que eu estivesse lá, não só pela minha história mesmo, mas também porque eles, assim, poderiam aprender e conhecer através de mim uma outra cultura; outros me olhavam com desconfiança, achando que eu iria “roubar” uma oportunidade de trabalho deles (embora eu só tenha trabalhado como estudante); outros ainda me julgavam pelos estereótipos que possuíam, pensando que eu teria ido para “arrumar marido”.

Com relação a pedir informações na rua, como é mais comentado no link acima, posso dizer que os alemães são, neste quesito, como em outras áreas, extremamente sinceros: se sabiam, explicavam direitinho, se não sabiam, diziam isso diretamente. Fato que me surpreendeu no início, mas que foi daquelas estranhezas que com o passar do tempo se tornaram experiências agradáveis, como já comentei em outros posts. Fui me dando conta de que esse tipo de postura fazia muito mais sentido do que ouvir qualquer explicação que as pessoas aqui costumam dar só pra não dizer que não sabem …

»

  1. muito boa descrição – bem realista, sem fantasias de que tudo possa ser mil maravilhas….adaptação à cultura pode não ser um processo fácil, mas deve ser encarado como aprendizado, realmente. Parabéns pelo habitual bom-humor, que é fundamental!

    Curtir

Deixe um comentário

