Die Kerzen

Padrão

Esse tempinho frio, meio chuvoso me lembra muito o outono e inverno alemães. O escurecimento do dia então, nem se fala. Foi uma das coisas que mais estranhei nos meus primeiros tempos lá.

Sair de casa às 9h00 da manhã e ver aos poucos o dia clarear nesse horário era bem esquisito. Sair da aula às 16h00 e estar tudo escuro dava a sensação de ter de ir logo pra casa dormir. Imagina! Ainda tinha tanta coisa pra fazer no dia …

Passar tanto tempo do ano no escuro tinha o seu lado bom e o seu lado não tão bom. A escuridão pode remeter a aconchego, a casa, a um chá quente, a reflexão, a um jantar com um grupo pequeno de amigos, mas também a tristeza, solidão, depressão, medo …

Passada a fase da adaptação ao lado não agradável da falta de sol e luz, aprendi a ver o melhor da escuridão: tudo isso que já citei e … velas!

As velas são muito usadas na Alemanha em cima das mesas de restaurantes, bares, cafés, e muito nas casas. Elas dão um toque de calor, luz e aconchego que eu nunca esqueci. É uma das lembranças mais bonitas que tenho de lá. E não precisa se tratar de um jantar romântico não! Em qualquer ocasião, qualquer dia, numa mesa extremamente simples, pequena, uma vela é acesa, ou mais, mas uma velinha é suficiente. E dá um toque muito especial!

Aliás, como vocês podem ver numa das fotos, a vela pode ser colocada numa garrafa e ir derretendo aos poucos sobre ela. Fica um charme!

kneipen  kerzen restaurant

 kerzen flaschen

 

Anúncios

Sobre frausantana

Professora de alemão há 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s