Kulturelle Gewohnheiten – 4

Padrão

Algumas considerações sobre o jeitinho brasileiro visto pelos alemães …

 Kultur

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2010/05/estrangeiros-listam-dez-exemplos-que-o-brasil-poderia-exportar-2898352.html?utm_source=Redes+Sociais

4 – O jeitinho brasileiro é conhecido por muitos alemães, e fomos nós também, brasileiros que moraram lá, que mostraram a eles como ele funciona. Depois de viver lá ficou claro pra mim que dar um jeito para algumas situações é uma coisa; fazer desse jeitinho o único é que não é legal … Em geral, os alemães vêem essa nossa característica de maneira positiva, já que pode facilitar e/ou tornar a vida mais leve e otimista.

No início, confesso, ficava um pouco assustada com a exatidão, rigidez e o jeito “é assim e ponto” dos alemães. Ouvi inúmeras vezes “Das geht nicht.” ou “Das ist ja unmöglich!”. Com o tempo, vi muitas vantagens nisso: tudo fica claro, é objetivo, não deixa dúvidas em nenhum momento, enfim, dá uma sensação de segurança que aqui eu não sentia (e não sinto ainda em algumas situações). Porém, não há como dizer que este ou aquele jeito de encarar a vida é melhor ou pior. Só tenho sempre a impressão que uma mistura dos dois jeitos de ser seria o ponto ideal … ah, já estou sonhando …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s