Kulturelle Gewohnheiten – 2

Padrão

Continuando os comentários sobre as diferenças culturais consideradas positivas pelos estrangeiros que estão visitando o Brasil …

Kultur

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2010/05/estrangeiros-listam-dez-exemplos-que-o-brasil-poderia-exportar-2898352.html?utm_source=Redes+Sociais

2 – Ah, o abraço … uma das coisas que eu mais estranhava no início da minha vida na Alemanha era a falta de contato físico. As pessoas não se abraçam, se beijam e tal como aqui. Um aperto de mão é comum, e para se fazer perceber o grau de intensidade/amizade/carinho pelo outro é possível dar um aperto de mão “diferenciado”, mais longo, mais caloroso, com as duas mãos, enfim, há variações. Abraço mesmo só com quem se tem muita intimidade …

Porém, muitos estudantes alemães que conviviam conosco, estudantes brasileiros, aprendiam rapidamente a nossa linguagem corporal e davam sim beijinhos, abraços, tapinhas nas costas e tal. Meio sem jeito a princípio, mas mais à vontade com o tempo. Claro que sempre existem aqueles que são mais reservados, por isso alguns continuavam nos seus costumes ou outros, tímidos, somente em parte se sentiam à vontade para tocar mais o outro. Todos nos respeitávamos, cada qual com seus costumes. Um aprendizado muito enriquecedor!

Mais comentários sobre o abraço no post “Schmerzen”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s