Frohe Ostern!

Padrão

Ja ja, ich weiß … heute ist erst Karfreitag! Der Ostersonntag kommt noch …

A Páscoa ainda não chegou, mas como o “post de Páscoa” está cheio de ideias, queria que elas chegassem a tempo de vocês, que curtem,  prepararem o que quiserem aproveitar daqui.

Não lembro da Páscoa na Alemanha ter esse apelo comercial todo que tem por aqui. Nem ovos de tantos tamanhos. Só ovos do tamanhos de ovos! Claro, há chocolate, galinhas, coelhinhos de chocolate e tal. Todos magnificamente deliciosos! Lembro também de ter muito “Marzipan” coberto com chocolate. Um Gottes Willen! Isso sim é bom demais! Bom, sei lá, eu adoro chocolate e adoro “Marzipan”, então acho tudo uma delícia.

O que eu achava mais curioso na Páscoa era o envolvimento da família toda na preparação do evento, na decoração da casa, na pintura dos ovos com as crianças …

Para decorar a casa muitos usam a técnica de furar um ovo cru (de galinha mesmo) com uma agulha (nas duas extremidades), soprar dentro dele para tirar o conteúdo, lavá-lo delicadamente e depois pintar e decorar a casca de inúmeras maneiras (veja abaixo alguns exemplos).

Também é muito comum as crianças pintarem ovos. Depois de cozidos, as crianças os pintam (com tinta adequada para isso) e os decoram. Veja abaixo alguns exemplos.

Claro que existe decoração pronta nas lojas para aqueles que preferirem. Muita coisa, muita coisa mesmo e tudo muito bonito!

Deem uma olhada no calendário da Páscoa na Alemanha:

http://www.schnelle-online.info/Feiertage/Ostern.html

 Sobre as técnicas usadas para pintar os ovos:

http://www.t-online.de/ratgeber/familie/familienleben/id_53637886/ostereier-bemalen-verschiedene-techniken-zum-gestalten.html

wie bemalt man ostereier 1wie bemalt man ostereier 2wie bemalt man ostereier 3

ostereier 4   ostereier 6

Ovos de enfeite e decoração de Páscoa:

ostereier 1  ostereier 2

osterschmuck 2  osterschmuck 1

osterschmuck 4  osterschmuck 3

De “Marzipan”!

marzipan hase  marzipan verschiedenes

marzipan eier  marzipan

»

  1. Gente! Sério que isso é “alemanice”? Quando eu era criança minha mãe me contou que ela e os irmãos furavam ovos com uma agulha e tiravam o conteúdo e depois os pintavam, e alguma história sobre um doce de amendoim que colocavam dentro. Okay que a minha bisavó era alemã, mas eu não sabia que isso era tradição alemã! Que legal *-*
    Bem, eu acho que todas as datas comemorativas aqui no Brasil têm um apelo comercial muito forte e desnecessário… Aqui onde eu moro, dois meses antes da páscoa já estava dando no rádio tanta propaganda de loja vendendo chocolate que chega a dar um “negócio”… Às vezes é tão chato que parece que o único motivo dessas datas é comprar! comprar! gastar! gastar!… Mas fazer o quê :/
    Ah, te mandei um e-mail.
    Küsse!

    Curtir

Deixe um comentário

