Auf der Straße

Padrão

São tantos os estranhamentos quando se vive num outro país, numa outra cultura … às vezes eles duram bastante, às vezes a gente se acostuma rapidinho com eles … mas também há os estranhamentos, muitos, que se transformam em “encantamentos”, após um período de reflexão sobre aquela coisa/aquele comportamento tão diferente do nosso! Isso é muito bacana …

Um desses estranhamentos eu vivi simplesmente caminhando pelas ruas de Tübingen. Fui notando, dia após dia, que nenhum homem olhava pra mim nas ruas. Não olhava, não comentava … que coisa mais estranha! Eu estava (infelizmente) acostumada com a abordagem masculina quando andava pelas ruas da minha cidade, desde criança … e como isso era, no mínimo,  desagradável! Quem é mulher, sabe do que estou falando. Causava insegurança, medo, raiva, desconforto, só sentimentos ruins.

Esse foi um exemplo de estranhamento, digamos, positivo. Ninguém, durante os 6 anos que vivi lá, me abordou de maneira desrespeitosa nas ruas. Nenhum homem me olhou  de forma constrangedora, nenhum assobiou ou fez algum comentário. Isso é uma das coisas que mais me encantou lá. Caminhar sossegada pelas ruas, à hora que eu quisesse (até de madrugada), sem ser incomodada por ninguém. Não tem preço!

fussgänger in tübingen

Uma resposta »

  1. parabéns pelo post! as diferenças culturais passam, inclusive, pelo “avanço” e desenvolvimento de alguns costumes culturais que desde a antiguidade se instalavam pelo pensamento mais machista, mais dominador, como ainda vemos com várias sociedades (africanas, árabes, latino-americanas principalmente), o que ainda acarreta números altíssimos de violência contra a mulher. Poder apreciar o que certas sociedades já “consertaram” ao longo dos séculos é bem agradável, e reconhecer o que fizeram de bom é sempre uma missão importantíssima para qualquer assunto, em qualquer lugar!

    Curtir

Deixe um comentário