Der Teig

Padrão

Como já comentei, tenho sérias dificuldades de memorização. Isso, pra quem quer aprender uma língua estrangeira, é de arrancar os cabelos. Sobretudo no caso da fixação de vocabulário. Desesperador mesmo! Sabe a personagem Dori do filme “Procurando Nemo”? Mais ou menos por aí … mas nada que tivesse me desmotivado. Pelo contrário: quanto mais difícil, mais motivada eu me sentia a aprender aquela palavra, aquela expressão, aquele novo verbo etc.

Uma das palavras que tive dificuldade em memorizar eu ouvia todo dia, todo santo dia no restaurante grego. Mesmo assim, todo santo dia eu fazia aquela cara de “gente, acho que eu já ouvi essa palavra antes, mas o que é que ela significa mesmo?”. Era a dona do restaurante, com quem eu dividia todo o trabalho na cozinha, que usava essa palavra, e como ela não tinha muita paciência, imagine só a situação …

O fato era que todos os dias eu tinha que preparar a massa da PITA. Então todo dia, a uma determinada hora, ela me dizia: “Jetzt Teig machen.”. “Teig? Hum, que que era isso mesmo?”. Mein Gott, que cabeça … a minha chefe grega fazia “aquela” cara e explicava mais ou menos … eu lembrava e ia preparar a bendita massa.

Até que um dia ela perdeu definitivamente a paciência e começou a gritar comigo. O que ela gritou? Ah, sei lá, não entendi nada! Mas o fato é que no meio da gritaria ela me perguntou como era TEIG em português. Eu traduzi como MASSA. Ok, ok, ela disse que a partir desse dia falaria essa palavra pra mim em português.

Eis que no dia seguinte ela vira pra mim e diz: “So, jetzt MASSA machen.” Ãhn? Que diacho de palavra era essa que eu nunca tinha ouvido falar? Gente, lembrei rapidinho. Só precisei de alguns segundos depois de ela me olhar furiosamente … nunca mais esqueci a palavra TEIG …

Bom, PITA é uma delícia, assim como outros pratos gregos (vou comentar em próximos posts). É um tipo de sanduíche grego, recheado com carne, repolho marinado, queijo feta e molho de alho. Hum, bom demais … vão aí algumas imagens (a primeira é a bendita TEIG) pra abrir o apetite:

teig 1

pita

pita 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s