Frohe Weihnachten!

Padrão

Entre 1986 e 1992 passei 3 Natais na Alemanha. Os outros passei aqui, junto com a minha família.

Passar o Natal lá é uma experiência muito, muito bonita. A época é totalmente diferente daqui, embora seja a mesma no nome, época de Natal. O frio, a escuridão (no início dava 16h30/17h00 e tinha a sensação de que tinha de voltar pra casa, me preparar pra dormir, pois já estava escuro!), o aconchego das casas, as feiras de Natal …

Meu primeiro Natal foi recheado de saudades da minha família. Passei a noite do dia 24 com uma família de Owingen, uma família bem pequena (pai/mãe/dois filhos pequenos). Muita tranquilidade, uma pequena ceia, uma discreta troca de presentes, alguma conversa. Bem diferente do que eu estava acostumada: família grande, muita criança, barulho, vários presentes, ceia farta.

Os outros dois Natais passei junto a uma outra família alemã, pequena também. Lembro do ambiente silencioso, quebrado só por canções natalinas que ouvimos e cantamos, e alguma conversa.

Silêncio. Reflexão. Aquelas velas que se vêem em todo lugar, em todas as mesas em qualquer ocasião, e que nessa época ganham um toque mais especial, são um convite a uma viagem interior.

Ich wünsche Euch allen FROHE WEIHNACHTEN!

kerze

Anúncios

Sobre frausantana

Professora de alemão há 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s