Der Sprudel

Padrão

Gente, esqueci de comentar com vocês sobre a água! Foi uma das coisas mais impactantes pra mim quando cheguei na Alemanha. Ok, ok, menos, né? É que eu era uma pessoa com um gosto bastante seletivo (= fresca, fresquinha mesmo) quando fui para lá. Quando eu poderia imaginar que não havia um filtro, um simples filtro de barro na cozinha deles? Não! A água era comprada, e … era com gás! Um Gottes Willen! Eu não queria acreditar! Foi literalmente difícil de engolir … mas tive que me acostumar pra não morrer de desidratação.

sprudel 2

sprudel

Mas … não é que acabei gostando tanto, que, aqui no Brasil, às vezes prefiro tomar “Mineralwasser”? Ah, e tem mais: eles também têm o costume de misturar algum suco com “Sprudel”: suco de maçã, de laranja … ai ai ai como isso é bom, vocês não imaginam! E a gente também encontra pra comprar o suco de maçã (morro de amores por ele, assim como pelos pães alemães!) já misturado com a água mineral! “Apfelschorle” é o nome dessa maravilha em alemão. Obviamente o suco de maçã puro também é sen-sa-cio-nal! Uma das melhores bebidas que já experimentei! Será que tem na “Das Brot”? Hum, vou verificar …

Essas imagens de “Apfelschorle” e de “Apfelsaft”  estão me fazendo babar …

apfelsaft

apfelschorle 1

Sobre frausantana

Professora de alemão há 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

»

Deixe um comentário

