Ein neuer Anfang

Padrão

Uma fase nova iniciava. Tübingen, lá estava eu! Me lembro até hoje do dia da mudança: uma mala com poucas roupas, uma bota, um tênis. A amiga de Owingen me levou até o centro da cidade, local da república onde eu moraria. Que emoção! Impossível esquecer as sensações que tomavam conta de mim naquele momento: alegria, curiosidade, medo (medinho só, sabe?), insegurança, motivação, felicidade … tudo junto!

Demos uma volta pela cidade (que é lindinha demais!), tomamos um café. Ela me deixou na porta da república, se foi e eu subi para o meu novo lar. Meu quarto ficava no terceiro andar de uma casa “tipicamente alemã”, como dizem das casas no sul do Brasil. Até o segundo andar a casa tinha sido reformada, ou seja, tinha piso frio, escadas largas e tal. Para subir ao terceiro andar, onde era a minha república, eu tinha que subir por uma escada de madeira antiga, bem estreita, com degraus totalmente irregulares e bem barulhenta, aliás. Não tinha como chegar sem ser percebido. Chegava-se num pequeno hall, e dali saíam os quartos, a cozinha, o toilette. Havia ainda mais uma escada que daria para o sótão, onde mais uma república de meninas existia. Lá elas tinham chuveiro! Que luxo! Vocês devem estar se perguntando: “Como tomar banho morando numa república sem chuveiro?”. Hummm,   aguardem que logo, logo vou contar essa saga …

tübingen kirchgasse 4

PS: Estão vendo duas janelinhas no 3. andar da primeira casa à direita? Aí está o meu primeiro quarto em Tübingen!

Sobre frausantana

Professora de alemão há mais de 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

»

Deixe um comentário

