Das Interview

Padrão

Quando a gente é nova num lugar, as pessoas ficam curiosas em saber da gente, né? Então, assim foi comigo na Alemanha também.

Os alemães são, na minha opinião e segundo a minha experiência, muito curiosos e interessados. Queriam muito saber de onde eu era, por que estava lá, onde tinha aprendido alemão, quanto tempo pretendia ficar etc etc etc. Faziam muitas perguntas! Inclusive também sobre o Brasil, a nossa cultura, política, música e outros assuntos.

Com a frequência das perguntas fui ficando craque em respondê-las rapidamente, mas me incomodava bastante perceber, na minha fala, alguns erros de gramática. Eu me fazia entender, sim, a comunicação começou a fluir, mas … eu queria falar certinho!

Então, resolvi fazer o seguinte: Em casa, tentava me lembrar das perguntas mais frequentes e escrevia as respostas. E decorava! Repetia, repetia, repetia até achar que na vez seguinte eu não erraria mais (mas errava ainda algumas vezes … fazer o quê?).

Ao contrário do que muitos dizem, não há nada de mal em decorar frases na língua estrangeira. Essa estratégia me ajudou muito, muito mesmo. A resposta saía automaticamente, e assim eu podia me concentrar melhor em outros  aspectos da conversa.

Lembro ainda de algumas respostas “prontas”:

“In Brasilien habe ich an der Uni Deutsch gelernt. Nachdem ich mein Studium abgeschlossen habe, bin ich nach Deutschland gekommen, um meine Deutschkenntnisse zu verbessern.

“Während des Studiums habe ich gemerkt, dass ich am besten hier die Sprache lernen würde. Deshalb habe ich mich entschlossen, hierher zu kommen.”

“Ich möchte an der Uni studieren, und nebenbei einen Job als Studentin haben.”

interview

Deixe um comentário

