Der Tag der Deutschen Einheit

Padrão

Ein wichtiges Datum: der 3. Oktober. Warum?

Há 23 anos as duas Alemanhas eram reunificadas. Daí esse dia também ser denominado “Der Tag der Deutschen Wiedervereinigung”.

Acompanhei o processo de abertura da então União Soviética (Gorbaschev/Perestroika/Glasnost, lembram?) na Alemanha. Incrível ter vivido esse momento lá, e mais ainda pelas consequências desse processo: a queda do Muro de Berlim em novembro de 1989 (que eu assisti, ao vivo, sentada no sofá da sala do meu apto.!) e, quase um ano depois, no dia 03.10.1990, a Reunificação. Muito emocionante!

Há, com certeza, motivos suficientes para comemorar este dia, embora a Reunificação tenha causado alguns problemas, mas como nada é perfeito …

Vejam nos links abaixo duas cidades, suas comemorações e algumas informações históricas em português e alemão.

wiedervereinigug

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reunifica%C3%A7%C3%A3o_da_Alemanha

http://www.stuttgart.de/item/show/408026/1/event/126120?

http://www.berlin.de/events/2716319-2229501-tag-der-deutschen-einheit-am-brandenburg.html

»

  1. Queeeeee absolutamente mágico, Olga, que você estava LÁ na ocasião desse acontecimento INCRÍVEL! Eu não era nem nascida! Hahahah
    Falando em nascida, vou contar uma curiosidadezinha. No ano passado, eu tinha aula de Sociologia, e num dia qualquer, no meio da aula, o professor perguntou como quem não quer nada “quando foi que caiu o Muro de Berlin mesmo?” e eu soltei na lata: “9 de novembro de 1989!”
    Ele virou pra mim com uma cara de “como assim?!” e me perguntou se eu tinha nascido nessa data… Respondi que não e ele “então como é que você sabe disso???” e eu “sou só uma adoradora da Alemanha, história, língua, cultura etc…” Hahahah
    A propósito, a pergunta de se eu nasci em ’89 soa completamente ilógica; pois se normalmente as pessoas me dão 5 anos ~a menos~, qual o sentido de perguntar se eu tinha 5 anos ~a mais~?
    Enfimmm, espero que um dia você nos conte mais sobre essa experiência literalmente histórica aqui no blog.
    Küsse! 😀

    Curtir

    • Haha, pegou o professor, hein? Tudo bem que eu agora me senti meio velhinha … rsrs
      Claro que vou contar mais sobre essa e outras experiências relacionadas ao tema! Vou contar, por exemplo, sobre uma, aliás, duas, viagens que fiz para a Alemanha Oriental quando o Muro ainda existia … warte mal ab!

      Curtir

Deixe um comentário

