Der Weg

Padrão

Qual caminho pegar? Para onde ir? Como chegar lá?

No post “Keine Rückkehr nach Brasilien” comentei sobre o meu desejo, naquele momento, de voar mais um pouquinho. O voo mais longo já tinha sido percorrido do Brasil para a Alemanha. Mas havia, então, chegado a hora de alçar voo dentro da Alemanha, a fim de conseguir atingir os meus objetivos, que, no fundo, no fundo, se baseavam exclusivamente em crescimento pessoal: aprender, aprender, aprender.

Escolhi duas cidades próximas para tentar começar uma nova fase: Stuttgart e Tübingen. Pedi para uma pessoa de Owingen me levar a uma estação de trem. De lá fui para Stuttgart, e deixei um anúncio num jornal me oferecendo de babá. As pessoas que me ligaram infelizmente tinham em mente vários clichês sobre brasileiras (nem vou citar aqui, porque foram todos bem desagradáveis). Uma delas era séria e pedia ajuda para cuidar de uma criança com alguns problemas específicos, mas eu não me julguei capaz de cuidar dela de jeito nenhum.

Num outro dia fui para Tübingen, uma cidade universitária onde, por acaso (será?), conheci (enquanto lia os anúncios de um quadro de avisos) um professor da Universidade de Tübingen, que me deu o primeiro empurrão. Nesse dia ele me mostrou a cidade, a universidade, e me orientou com relação a moradia, custos, trabalho etc.

Através desse professor consegui encontrar uma república para morar e um trabalho numa pizzaria.

Pronto. Logo começaria uma nova fase. E numa cidade maravilhosa, da qual só tenho lembranças muito especiais.

dois caminhos

den richtigen weg einschlagen

weg ziel

»

Deixe um comentário

