Keine Rückkehr nach Brasilien

Padrão

Fui para a Alemanha com passagem de volta para dali a dois meses. Saí do Brasil no dia 26 de dezembro de 1986, alguns dias após a formatura da faculdade, com a volta marcada para fevereiro de 1987, mas …

Quando fui, já tinha em mente tentar ficar lá mais tempo, afinal de contas dois meses não dão pra nada em se tratando de aprendizado de uma língua estrangeira. Eu sabia disso.

Mas, chegando o dia do retorno, olhar pra aquele globo que estava no quarto, ver nele o país em que eu estava, olhar pro meu país e ver aquele azul enorme separando os dois continentes me dava um desespero! Eu simplesmente estava do outro lado do mundo, sozinha, sem visto, quase sem dinheiro, com poucas roupas, sem nenhuma perspectiva de mudança de vida – estudo, trabalho, amigos, viagens, independência financeira, crescimento – se quisesse continuar em Owingen. Mas queria ficar mais tempo, muito tempo, o máximo que eu conseguisse. Tinha ainda tanta coisa pra fazer, conhecer e aprender! Num país tão diferente do meu, numa cultura tão longe da minha … era preciso muita coragem pra perder a passagem de volta, sair daquela pequena cidade e tentar tudo o que eu almejava numa outra cidade.

A vontade de aprender era enorme, então decidi arriscar tudo: joguei a passagem fora (no dia e horário da volta fiquei deitada olhando pro teto, “brisando”). E pensei: “Bom, hora de sair daqui. Mudar pra uma cidade maior, onde eu possa crescer mais em todos os sentidos.”.

Aber wie? Conto numa próxima postagem …

globo

Anúncios

Sobre frausantana

Professora de alemão há mais de 20 anos, apaixonada pela língua alemã, pelo país, pelo povo ... pelos pães, pelos bolos ... Formada em Letras pela UNICAMP, licenciada em Alemão pela UFPR, estudou língua e literatura alemãs na Universidade de Tübingen e Tradução na Universidade de Heidelberg. GDS pelo Instituto Goethe.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s