Die Telefonnummer

Padrão

Panik! Esse é o sentimento que tive nas primeiras vezes que tive de falar ao telefone na Alemanha. Warum? Ah, vejam bem: quando um alemão atende o telefone ele diz o sobrenome. Pronto. Já assustei com isso. Fora esse costume, que não existe por aqui, em vista de alguns sobrenomes alemães, Já era motivo pra susto. Segundo: vocês sabem como são os números em alemão, não? “Dois e trinta”, “quatro e sessenta”, “um e noventa”. Mais alguma dúvida com relação ao meu sentimento de pânico?

Disco o número. “Hasenfratz-Schreier  am Apparat!”. Hilfe! Que será que ela disse? Emudeço. Crio coragem. “Ist da nicht e i n u n d z w a n z i g  –  d r e i z e h n  –  a c h t u n d a c h t z i g?” (falando em s l o w  m o t i o n). “Nein, hier ist dreiunzwanzig – vierundneunzig – neunundachtzig!”. Emudeço. Gente, só entendi um “drei” … “Wie bitte? Können Sie bitte wiederholen?”. “Dreiunzwanzigvierundneunzigneunundachtzig!”. Mein Gott! “Ok, danke schön!”, desisto …

Que luta nos primeiros meses! Depois fui me acostumando com os números e com a velocidade com que eles eram pronunciados.

Deem uma olhada numa lista de sobrenomes alemães curiosos que encontrei (entre eles está o “Hasenfratz-Schreier” que dei como exemplo):

http://www.gomeck.de/namen.html

telefonando na alemanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s