Kaffeeklatsch und Bienenstich

Padrão

Aqueles cafés da tarde eram bár-ba-ros! Fomos, várias vezes, uma amiga de Owingen e eu, a convite de famílias da cidade, para um café da tarde na casa delas. Aquelas casas tão bonitas, decoradas, super aconchegantes, quentinhas, lares tão macios. Aquela simpatia da anfitriã, o cuidado no trato, a acolhida, as mesas e … os bolos!!! (melhor parte do evento pra quem é formiga como eu).

Impossível não ter uma sensação tão gostosa quando me lembro das visitas que fazíamos. Impossível separar a lembrança do aconchego que aqueles momentos nos proporcionavam, dos sabores dos cafés da tarde de lá.

“E os bate-papos?,” vocês podem me perguntar. Acontece que nessa época eu ainda estava em Owingen, ainda não entendia muito o alemão, muito menos o dialeto deles. Eu participava das conversas sim, mas mais passivamente do que ativamente. Era inverno, daí talvez a sensação de aconchego tão forte que ficou na minha memória.

Bem, mas agora falando dos bolos mesmo, lembro que sempre havia mais de um tipo nas mesas. Todos deliciosos! Um deles, um dos meus prediletos, é o Bienenstich, um bolo muito gostoso e leve (aliás, os bolos lá são bem menos doces do que aqui).

Para aqueles que gostam de assar bolos, aqui vai uma receita do Bienenstich em português:

http://todasreceitasculinarias.blogspot.com.br/2010/05/bienenstich-torta-de-amendoas-alema.html

Para aqueles que já conseguem arriscar entender uma receita em alemão, aqui vão várias (com sugestões de recheios diferentes e também em formatos variados):

http://www.oetker.de/bienenstich-rezepte.html

E para abrir o seu apetite:

bienenstichGuten Appetit!

Uma resposta »

Deixe um comentário

