Portugiesisch?

Padrão

Ah, que coisa mais estranha eu achava quando alguém me perguntava que língua eu falava no meu país. “Portugiesisch!”, eu respondia, achando que todos já deveriam saber isso. E em seguida vinha a pergunta: “Portugiesisches Portugiesisch oder brasilianisches Portugiesisch?”. Nossa, que coisa! Até então só existia um “Portugiesisch” na minha cabeça. E ponto. Uma língua única chamada Português, como dizemos aqui no Brasil.

Mas, aqueles que me faziam essa pergunta queriam saber, ou melhor, deixar bem claro pra mim, que existem dois “Portugiesisch”: o português falado em Portugal e o português falado no Brasil. Ou seja, eu falo “brasilianisches Portugiesisch”, não simplesmente “Portugiesisch”. Os alemães sabem bem que existem muitas diferenças entre o português de Portugal e o nosso. Principalmente (pra eles) no que se refere à pronúncia.

Pois é, pode parecer uma coisa boba, mas esse é um pequeno exemplo de como morar num outro país nos dá muitas chances de refletir sobre a nossa própria língua, a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa cegueira, o nosso cotidiano, os nossos pontos de vista, as nossas faltas, a nossa família, sobretudo, eu diria, sobre a nossa pequenez … é um momento em que a gente se descola do próprio mundo e passa a enxergar muitas coisas que antes não via, passa a se questionar (não só pela própria observação, mas até mesmo através do questionamento daqueles que fazem parte da outra cultura), a se virar do avesso … dá trabalho, mas vale muito a pena.

Imaginar que a gente aprende só a língua do país, quando vive lá, é um pensamento muito raso. O que a gente aprende é muitíssimo mais do que isso. É uma riqueza de experiências pra vida toda.

E a palavra que tem tudo a ver com o assunto de hoje é:

weltansichten

»

  1. Olá Frau Santana! Essa reflexão se aproxima muito de questões antropológicas, ou seja, das pesquisas antropológicas. Preocupações como as suas aparecem muito em livros dessa área. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

