Schmerzen

Padrão

Dores. Físicas, emocionais, afetivas. Num país estranho, inverno gelado, muito silêncio, pouca gente, amigos menos ainda … inseguranças, medos. Tudo isso a gente sente numa situação dessas, quando a gente está ainda perdido num contexto tão novo.

As dores físicas, na verdade, de cabeça (até o crânio doía!), vieram das temperaturas tão baixas, da falta de costume de passar aquele frio seco, entrando nos ossos, de não ter roupas adequadas pra um clima tão rigoroso. Também houve dores no aparelho fonador. Sim, porque a gente não está acostumado a pronunciar inúmeros sons que só existem no alemão, e essa ginástica que a gente precisa fazer pra falar a língua movimenta músculos antes nunca exercitados, totalmente adormecidos! Ah! Mas teve mais uma dorzinha (essa foi engraçada – depois que passou, né?): aquela no dia em que desci uma escada, com muitos degraus, (que ligava uma rua a outra) cheia de gelo! Cheguei ao meu destino em poucos segundos! E passei vários dias lembrando disso …

As dores emocionais/afetivas também surgiram. Inevitável. Ninguém conhecido por perto, nenhum som da minha língua, nenhuma comidinha brasileira, nadinha! Por mais desapegada que a gente seja, é difícil estar sozinha num país tão diferente. Por mais que a gente conheça pessoas bacanas, elas não são da “nossa casa”.

Num certo momento, não aguentei: desabafei com uma conhecida mais próxima, e partir desse dia ganhei vários abraços e palavras/frases em português (embora com sotaque) pra amenizar a solidão. Ah, como isso ajudou!

Experiências marcantes nos 3 primeiros meses na Alemanha, morando em Owingen…  Pessoas marcantes também, que passaram por mim naquele início de um período que se extenderia (porém eu ainda não sabia) a 6 anos de uma fase muito especial da minha vida …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s