Der Karneval (auch Fasching)

Padrão

Hallo, Leute!

Esse frio todo me fez lembrar do meu primeiro … carnaval na Alemanha! Sim, porque lá faz o maior frio na época do carnaval. Já tinha comentado num post anterior que falaria um pouco sobre o impacto que tive ao conhecê-lo. Impacto? Pois é, o carnaval alemão é tããão diferente do nosso! Porém, tem a mesma função de “escape” do cotidiano.

Fevereiro/87. Sou convidada a ir ao clube da cidade (Owingen, vocês se lembram?) para participar das comemorações carnavalescas. Claro! Estava muito curiosa pra saber como os alemães passavam o carnaval. Lá fui eu com algumas moças da cidade e seus amigos (ou seriam namorados? Fica pra próxima comentar a palavra “Freund”.), que eu tinha conhecido havia uns dias. Mas … a gente tinha que se fantasiar. Do quê? Como? Ora, era só vestir alguma roupa estranha, passar uma maquiagem que você mesmo inventasse … nossa, que coisa confusa pra mim. Enfim, deixei que elas me “enfeitassem” (uma camisa rasgada, pintura na cara) e  fomos ao clube.

Entro. Vejo mesas compridas, enormes, cheias de gente comendo, bebendo e falando sem parar. No palco, uma pequena orquestra tocando músicas que me lembravam um baile da terceira idade. Mein Gott … nos sentamos e eu só observava atentamente tudo o que acontecia. Pouco depois, um homem com um chapéu de pontas sobe ao palco, diz algumas frases, e todos caem na gargalhada (menos eu, né? O homem falava tudo em dialeto.) Perguntei o que era tudo aquilo, o homem falando, as pessoas rindo … o carnaval é um oportunidade das pessoas contarem piadas sobre os políticos, celebridades, fazerem trocadilhos … e como piadas são impregnadas de pressupostos e expectativas marcadas culturalmente, óbvio que eu não tinha a mínima condição de entender o que se passava (fora a dificuldade com o dialeto, que tornava qualquer vislumbre de entendimento de uma fala qualquer algo muito distante da minha capacidade cognitiva). Mais tarde, vejo pessoas dançando em duplas (aquelas músicas que citei). Eu disse duplas, não necessariamente casais. Dois homens, duas mulheres, adulto e criança, duas crianças, etc.

Também tive a oportunidade de assistir a um desfile carnavalesco. Não tão grande quanto esses das fotos, pois foi numa cidadezinha próxima de Owingen. Pessoas fantasiadas, sendo algumas com uma fantasia única, outras em pequenos grupos com a mesma fantasia. Mas todos muito bem agasalhados, alegres … bonito de ver! Muito colorido, como vocês podem ver nas fotos:

karneval

karneval 2

karneval 3

karneval 4

Uma resposta »

Deixe um comentário

