Owingen bei Haigerloch

Padrão

Chegando na Alemanha …

Owingen

Owingen foi a primeira cidade alemã em que morei. Estado de Baden-Württemberg, aproximadamente 1000 habitantes. Fevereiro de 1987, muito frio, mas sol, muito silêncio, ninguém nas ruas, lindas paisagens. Logo chegaria o carnaval, meu primeiro carnaval alemão. Experiência inesquecível! Um dos choques culturais mais marcantes. Mas este é um capítulo a parte. Outro dia conto.

Assim como em inúmeras cidadezinhas alemãs, ou povoados, em Owingen também se falava/fala um dialeto (chamado “Schwäbisch”). E a primeira impressão que tive ao ouvir alguém falando “Schwäbisch” foi: “Uai, que língua é essa? Isso não é alemão! Me ensinaram a língua errada no Brasil!”.

Com o tempo, aprendi a entender muitas palavras, e, felizmente, todos entendiam o que eu dizia (ou tentava .. me faltava muuuito vocabulário!), visto que aqui aprendemos o chamado alemão oficial (“Hochdeutsch”).

Im Schwabenländle s’isch halt so. Also dann, tschüssle!

»

  1. guten Tag Frau Santana!
    Uma pergunta: havia algum motivo para que Owigen fosse a primeira morada na Alemanhã? Não pensou em Munique (München, né?) ou Berlim?

    Curtir

    • Guten Tag, Herr von Schröder! Houve sim um motivo que me levou a começar minha aventura em Owingen. Tenho um cunhado alemão (naquela época, ele morava em Curitiba), que estava construindo a casa onde anos mais tarde moraria. Foi lá que fiquei hospedada durante os 3 meses que vivi no povoado. Além disso, de certa forma eu me sentia um pouco acolhida (embora não conhecesse ninguém), tendo alguém da família dele lá. Para o início num país tão distante e diferente foi bom.
      Danke für Ihr Interesse!

      Curtir

Deixe um comentário

